O IDEB
é o principal indicador de educação do Brasil e é divulgado a cada dois anos.
Ele representa um grande panorama da qualidade da educação no país. Avalia as
unidades da Federação em: Ensino Fundamental Anos Finais, Anos Iniciais e
Ensino Médio; e nos âmbitos da rede pública, privada, estadual e municipal.
Com
este resultado, Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o
ensino médio desde 2007, e um dos dois Estados que apresentou crescimento no
índice em todas as edições do Ideb (junto com o Piauí). É também o Estado com a
menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual, que já havia
sido de 2,6 pontos.
“É com
muita alegria que recebemos este resultado de chegarmos ao primeiro lugar do
Brasil. Temos hoje o melhor ensino médio público do país. Agradeço a todos que
trabalharam e se dedicaram muito para este resultado: gestores, professores,
estudantes, famílias e nossas equipes comprometidas com nossa educação em
Pernambuco. Temos ainda muito trabalho pela frente, mas continuamos avançando
em nossa luta por uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes”,
destacou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.
E não é
apenas na nota de proficiência e frequência que a educação pública do Estado
vem conquistando avanços. Desde 2005, Pernambuco foi o que mais diminuiu a
distorção idade-ano para o Ensino Médio e o que mais avançou em redução de
abandono escolar, saindo da 26ª colocação para se tornar o Estado com menor
abandono escolar do Brasil, portanto, com a escola mais atrativa.
Alguns
eixos são considerados fundamentais para estes avanços, Pernambuco estabeleceu
a maior rede de escolas em tempo integral do país, o maior programa de intercâmbio
para estudantes da educação básica da América Latina, desenvolveu parâmetros e
ferramentas pedagógicas à serviço das escolas e implementou gestão por
resultados através do Pacto pela Educação.
Os
professores pernambucanos estão hoje entre os mais qualificados do país. São
cada vez mais capazes de interpretar os dados educacionais e utilizá-los para
ajudar os estudantes a superar as dificuldades do processo de
ensino-aprendizagem e a superar as barreiras sociais e econômicas na busca por
uma vida melhor. Estes profissionais valorosos são os grandes responsáveis,
juntamente com as equipes administrativas de Gerências Regionais e escolas, por
transformar a rede estadual de educação em uma estrutura focada no aprendizado
de nossos estudantes e na sua preparação para a vida profissional e cidadã.
A Rede
Estadual de Pernambuco é referência nacional para a escola em tempo integral e
continua investindo neste formato: são 300 Escolas de Referência em Ensino
Médio (EREM) e mais 35 Escolas Técnicas Estaduais (ETE) em funcionamento,
totalizando 335 unidades nesta modalidade. O maior tempo pedagógico nessas
escolas proporciona o desenvolvimento do protagonismo estudantil e o projeto de
vida dos estudantes, que são trabalhados em todas as suas dimensões e não apenas
nos componentes curriculares tradicionais, mas como cidadão consciente de seus
direitos e deveres e ganhando aptidão para fazer escolhas para o seu futuro,
preparando-os melhor para a vida e para o mercado de trabalho.
A Rede
Estadual também conta com o maior programa de intercâmbio da rede pública e a
maior rede em tempo integral do país: o Programa Ganhe o Mundo, que já enviou
mais de 5.000 estudantes da Rede Estadual para estudar um semestre letivo em
países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile,
Uruguai e Espanha, possibilitando a todos eles crescimento pessoal, cultural e
pedagógico, além do aprimoramento num segundo idioma (inglês ou espanhol). O
PGM teve início em 2012, e os estudantes têm as despesas custeadas pelo Governo
do Estado.
A
escola estadual de Pernambuco tornou-se mais atrativa, também, a partir da
introdução de ferramentas pedagógicas como computadores, softwares
educacionais, laboratórios de química, física, biologia, matemática, e a
robótica associada aos conteúdos de matemática e física, na qual os estudantes
se destacam em competições nacionais, dentre outras iniciativas na área de
tecnologia e inovação.
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